sábado, 17 de julho de 2010


Juventude, Qual o papel do jovem na sociedade? Alguns dizem que o jovem tem por obrigação estudar e se formar para ser um bom trabalhador e procurar um caminho para suas vitórias pessoais. Outros acham que o papel da juventude estravasa essa maneira tão personalista de pensar e deve ser o de se mobilizar cada vez mais em defesa de seus direitos.

Se observarmos bem nossa história, veremos que em todos os rompantes de democracia, de defesa de direitos ou de conquista dos mesmos a juventude esteve presente na vanguarda social. Seja com Castro Alves na abolição da escravatura, ou com os Caras-Pintadas no Fora Collor, a juventude brasileira sempre contribuiu para a vida social do país, mobilizando-se, discutindo, incitando revoltas, etc.


Por conta dessa força, é comum vermos os meios de comunicação forçando uma visão incoerente de que "naquele tempo a juventude se mobilizava, mas hoje não se mobiliza mais". Será que esse discurso é verdadeiro? Se aplica na prática? Acho que não e basta vermos as jornadas de lutas do movimento estudantil, ou suas bienais de cultura e arte, para vermos que a juventude não só permanece organizada, como consegue hoje se organizar sob novas formas, o que ajuda a uní-la ainda mais.


Mesmo sem ter seus direitos respeitados, a juventude sempre está disposta a dar opinião, a se mobilizar. Um caso recente mostra isso claramente: Depois do crime cometido com a participação de menores em que uma criança foi arrastada por um carro pelas ruas do Rio de Janeiro, setores mais conservadores da política nacional decidiram reviver a discussão da redução da maioridade penal. No que que deu? A juventude organizada se declarou contra e a proposta foi rejeitada. Como um movimento morto pode vencer até mesmo o que já era dado como aprovado pela opinião pública?


Mas se a batalha foi vencida, não significa que a guerra tenha assegurado o mesmo resultado. É preciso pôr a juventude em movimento cada vez mais e é preciso rediscutir as formas de fazer isso.

É preciso mais políticas que incentivem a participação do jovem na sociedade e que permita revelar os talentos da juventude, como política de Estado e não apenas de Governo.

Poste também o seu comentário Jovem, coloque a sua idéia também, mostre que você tem opinião e voz. Lute pelo seu objetivo!

Um comentário:

Unknown disse...

bacana!! viva a juventude!!